Mar de Dirac

Fazer Ciência

Organizar os papers

Este é um problema que surge com o acumular do conhecimento.

Como organizar os papers por forma a encontrar o que se quer o mais depressa possível:

  1. Organizar em pastas que distinguem o assunto, e com o nome de ficheiro: jornal_volume_issue_ano_autor.pdf
  2. Imprimir e usar pastas físicas ou dossier.
  3. Reciclar! Downloadar, ler e deitar para o lixo, guardando o máximo de informação em memória para mais tarde recordar. (só aconselhado para quem não necessite de escrever muitos papers, ergo citar muitas referencias e cuja memória é fantástica ou fotográfica)
  4. Usar uma base de dados criada para o assunto. Opção que tipicamente ninguém nos proporciona e com que esbarramos na net, quando se torna incomportável ao ponto de termos vontade de criar uma base de dados nós próprios.
Eu aconselho a qualquer pessoa que se depare com esta questão a consultar a página:
Eu pessoalmente uso o Mendeley, uma vez que o qiqqa só me foi referido posteriormente a eu completar a minha base de dados e uma vez que este pode ser usado em qualquer plataforma.
Espero que isto seja útil para alguém, eu gostava que me tivessem dito desde o inicio.
Deixe uma Resposta

