Mar de Dirac

Fazer Ciência

Equações e LaTeX

Como já devem ter reparado este blog não tem medo de assustar metade dos seus potenciais leitores de cada vez que utiliza  equações. Tal é conseguido através da utilização de LaTeX.

Para os que já conhecem a sintaxe de LaTeX é muito fácil dar o salto para o LaTeX do wordpress. Neste caso em vez de se escrever $(a+b)^2=a^2+b^2+2ab$ deve-se escrever $ latex (a+b)^2=a^2+b^2+2ab$ sem o espaço entre o $ e latex.

Para os menos habituados a utilizar LaTeX e que ainda assim queiram dar um contributo a este blog recomenda-se a utilização deste website. Lembre-se apenas que quando colar o código de LaTeX nos comentários deve utilizar a sintaxe do wordpress.com

Para além disso recomenda-se a leitura desta página no blog do Terry Tao onde se indicam alguns dos bugs que ocorrem no wordpress.com. Devido à ajuda rapidíssima de um dos colaboradores do wordpress.com a maior parte destes bugs é neste momento inexistente.

Como comentário final resta dizer que uma boa parte dos posts neste blog irá utilizar o script desenvolvido por Luca Trevisan que permite a conversão de um ficheiro .tex para um ficheiro .htm. Deste modo o processo de escrita de um post torna-se muito mais fácil e permite uma maior flexibilidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: